DICAS ÚTEIS

..

..
É preciso uma série de cuidados para que o momento da ordenha garanta o produto esperado pelo pecuarista. O preparo das matrizes começa antes mesmo do nascimento do animal, no chamado período da seca – época de descanso da vaca, fundamental para a formação do feto.
 
Independente da opção pela ordenha manual ou mecanizada, algumas rotinas e cuidados são inerentes à produção leiteira. Há aspectos relacionados ao comportamento dos animais, condições das instalações e procedimentos que devem ser observados. Na fase da lactação, pode ser detectada a mastite – inflamação que pode causar grandes prejuízos ao criador.
 
Pesquisadores do Câmpus de Jaboticabal da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Etologia e Ecologia Animal (Grupo ETCO) realizaram trabalhos de campo e avaliaram fazendas do Sudeste ao longo de anos. O conhecimento adquirido resultou na elaboração de um manual de ordenha.
 
A cartilha contém informações sobre todo o processo de ordenha – incluindo a preparação, procedimentos e cuidados após a ação. 

15/05/2018